sexta-feira, 22 de julho de 2011

Transparência.

Contribuir com a democracia, requer oferecer conhecimento e informações sobre a administração pública, seja ela no âmbito Municipal, Estadual ou mesmo Nacional abrindo espaço para a participação popular, a esses termos, dá-se o nome de transparência. O governo deve se comprometer e aplicar de forma acessível as leis vigentes no País. A pouco tempo foi aprovada no congresso uma lei tornando a transparência no uso do dinheiro público regra nas administrações publicas Municipal, Estadual e Federal, a chamada Lei de Reponsabilidade Fiscal, Lei essa que requer uma forma consistente de administração política, evidenciando suas despesas e receitas, suas políticas de compras e clareza de processos administrativos referentes ao fluxo de caixa da instituição, divulgando seus relatórios contábeis, trazendo à público os processos legais e respeitando seus princípios éticos.
A condição essencial para a condução ideal de política, é a transparência que é uma forma de respeitar o cidadão, trazendo-o para uma participação mais efetiva nas decisões relevantes para o futuro da cidade em que vivemos. Através de uma gestão democrática por meio da participação da população, do acompanhamento por ela realizado e da inteiração nos planos, programas e projetos de desenvolvimento do município, pois Ele é reflexo do seu povo. Um governo transparente contribui para a diminuição das desiguais promovendo de certa forma uma melhor distribuição de renda, dando ao cidadão capacidade de interagir democraticamente com as instituições. A política ganha maior participação, e estabelece uma interação cotidiana e saudável com o objetivo de levar ao cidadão as informações sobre os trabalhos realizados pelo governo, suas prestações de contas e de todos os atos legislativos.
Ser transparente segundo o site oktiva.net, é dar condição de acesso a todas as informações sobre como o governo trabalha. A transparência quer dizer que administração pública funciona de uma maneira aberta, baseada em princípios éticos, e é capaz de ser questionada a qualquer momento, em função da facilidade que tem os cidadãos e outros interessados em acessar e conhecer as informações governamentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário