quarta-feira, 13 de julho de 2011

Cidadania e Ética

 
É impossível falar de transformação na humanidade sem falar de cidadania, como também é impossível falar dessa, sem incluir ética, mas para tanto, é necessário termos conhecimento teórico do significado de cada uma delas. Segundo a Wikipédia o termo Cidadania vem do latim, civitas, "cidade" é o conjunto de direitos e deveres ao qual um indivíduo está sujeito em relação à sociedade em que vive. O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, que permitem ao indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo público (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a própria definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade, Ética segundo o dicionário Ediouro, significa a virtude caracterizada pela orientação dos atos pessoais segundo os valores do bem e da decência pública. A experiência democrática vivida pela humanidade atual inclui esses valores que quando utilizados com razão surgem novas descobertas que nos leva a modos distintos e diferenciados de viver resultando em uma nova postura ante os assuntos políticos. Tais mudanças ocorrem de forma muito complexa, exigindo de nós uma consciência mais crítica e apurada. Portanto, falar sobre ética e cidadania é ter em mente os mais distintos e diferenciados aspectos socioeconômicos, políticos e culturais, proporcionando-nos novas interpretações e descobertas e trazendo consigo novas ideologias dada a sua cultura, a sua estrutura mental e ou sua postura diante da sociedade.
Discorrer sobre ética e cidadania é, também, correr o risco de repetir o que já foi dito por outros, mas mudanças significativas são mesmo árduas e necessitam ser pregadas por todos, e falar de tais assuntos não é e nunca foi tarefa fácil, pois não basta deter conhecimentos, é preciso ter um senso crítico e em conformidade com as necessidades para que possam por si só alcançar as transformações desejadas e trazer novas esperanças para nossa sociedade, pois não podemos simplesmente fechar nossos olhos e fingir que não vemos o tamanho do problema.
A diversidade social e cultural no mundo globalizado inicia a fundação do sujeito ético, porém, é na chegada de um novo modo de vida, que surge uma das virtudes fundamentais para sermos cidadãos éticos, a prudência. E o vínculo entre a prudência e a política é extremamente necessário já que, dela parte a capacidade de moderar, legislar e escolher corretamente tudo que lhes é necessário, surgindo assim à virtude moral chamada ética.
Baseado no texto Ética e Cidadania de Luis Carlos Ludovikus.

2 comentários:

  1. joelson miranda de sousa fui presidente da asociacao de lagoa do boi atualmente estou em sao paulo nas espero que em minhas ferias estarei ai se deus quiser.estive sabendo de alguns boatos uma possivel camdidatura sua porque ja esta hora de alguem com responsabilidade fazer algo por barro alto abraco joelson

    ResponderExcluir
  2. joelson miranda de sousa fui presidente da asociacao de lagoa do boi atualmente estou em sao paulo nas espero que em minhas ferias estarei ai se deus quiser.estive sabendo de alguns boatos uma possivel camdidatura sua porque ja esta hora de alguem com responsabilidade fazer algo por barro alto abraco joelson

    ResponderExcluir