sexta-feira, 8 de julho de 2011

Honestidade

Boa parte das pessoas abominam desonestidade em todas as suas formas, seja ela corrupção, adulteração, falsificação...seja política ou não. Contudo, algumas pessoas acham que utilizar-se de desonestidade é a melhor maneira de obter êxito na vida, desse modo, ser honesto quando tudo a nossa volta é corrupto não é tarefa fácil, e discutir os princípios de honestidade requer lembrar que o mesmo parte da relação do homem com a realidade que o direciona à relação com seus semelhantes.
Os princípios de Honestidade rezam que para viver de acordo com sua índole, o ser necessita aprender a  encarar a realidade. De tal modo, o indivíduo deve guiar-se nos princípios de honestidade e ética nas relações e ações com os demais indivíduos. Aplica-los à sociedade é reconhecer que ao se passar por aquilo que não é, omitir ou falsificar fatos, a pessoa cria um contrassenso entre a realidade e aquilo que outras pessoas acham que é verdade. A desonestidade é a base de quem tenta com fatos passados substituir a realidade ao passa-los à diante. Esses fatos, têm efeitos reais e presentes. O mentiroso (desonesto) terá que administrar uma teia de inverdades. Uma mentirinha inocente, pode até passar despercebida por muitos e aparentemente gerar benefícios, mas esses benefícios não existem a longo prazo, porém, uma mentira que significativamente afeta o modo como as pessoas agem e vivem, é uma mentira que terá ramificações duradouras e afetarão a maneira de viver tanto do indivíduo que cometeu o ato, quanto das pessoas que o cercam, pois a inconsistência entre os fatos contados, gera tantas ramificações que torna-se impossível evitar que a mentira seja descoberta, já dizia o ditado popular “mentira tem perna curta”. Tratar qualquer trapaceiro como honesto, significa aceitar ser enganado, trazendo prejuízo para própria vida e para a vida em sociedade. Tratar como desonesto alguém que é sabidamente honesto significa limitar ou até eliminar o benefício que se pode obter do relacionamento. Por tanto, conclui-se que, agir para com os outros de forma consistente com o que eles são é Justiça, um conceito ético e não meramente legal. Justiça é tornar a forma como se trata as pessoas uma conseqüência das escolhas destas pessoas, de suas ações e motivações. Justiça é Honestidade ao reagir ao outro
. Desse modo, se vivermos uma vida honesta, vamos ter alegria, paz, respeito dos outros, e bons relacionamentos. Podemos começar hoje mesmo a ser honestos, faça essa experiência e viva bem melhor.
Baseado no texto: Honestidade em sociedade, Pedro Carleial, o Capitalista - Publicado em 17.03.2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário